fbpx

Cansaço excessivo: por que se preocupar com este sintoma?

Você tem ficado mais cansado do que o habitual?

Isso pode ser sinal de que a sua rotina está muito intensa, de que você não está descansando como deveria, de que está estressado, se cobrando demais ou não está se alimentando adequadamente.

Muitos indivíduos acreditam que o cansaço é algo natural do nosso dia a dia e, de fato, se sentir mais cansado após começar uma atividade física, ao final de um dia agitado ou quando há uma mudança brusca de rotina é normal, mas há situações em que o cansaço excessivo também pode ser um indicativo de que há algum problema com a sua saúde.

Por isso, nesse artigo eu vou explicar quando o cansaço se torna um problema e quais as principais causas por trás desse sintoma.

Quando o cansaço se torna um problema?

O cansaço é uma das principais queixas que escuto no consultório. Os meus pacientes costumam relatar que acordam cansados, mesmo tendo uma boa noite de sono; que ficam com vontade de voltar para a cama logo após acordar; que ficam desanimados e sem energia, mesmo relaxando durante todo o final de semana; ou que sentem fadiga intensa após praticar alguma modalidade esportiva.

Você se identifica com essas queixas?

Bem, é importante que você saiba que o cansaço é uma resposta natural do organismo à correria, ao estresse e à rotina do dia a dia, mas quando ele se torna excessivo e constante, é melhor você procurar orientação médica para investigar os motivos que estão contribuindo para a fadiga.

Você deve se preocupar com o cansaço quando ele:

  • Surge repentinamente;
  • Não tem causa aparente;
  • Permanece por um longo tempo;
  • É intenso e, por isso, você não tem ânimo para realizar tarefas simples.

Cansaço após a atividade física: é normal ou sinal de que algo não vai bem?

Ficar cansado após um treino é normal, pois o seu corpo vai precisar de mais nutrientes e oxigênio para que os músculos, o cérebro, o pulmão e os demais órgãos funcionem adequadamente.

Mas, ficar cansado em excesso, principalmente se você já tem o hábito de praticar alguma modalidade esportiva, pode ser sinal de que há algo de errado com a sua saúde.

Você deve acender o sinal de alerta quando a fadiga após a atividade física é acompanhada de outros sinais, como coração acelerado, tontura, falta de ar, dor abdominal e perda de apetite.

Atividade física te deixa muito cansado? Saiba o que pode ser.

9 causas que podem estar associadas ao cansaço

Como eu expliquei para você anteriormente, ficar cansado em excesso pode ser sinal de que algo não vai bem. E, para ajudá-lo a verificar se está tudo bem com a sua saúde, listei as principais causas que contribuem para o cansaço excessivo.

Lembrando que este conteúdo é totalmente informativo e não substitui a avaliação por um médico especialista.

O cansaço excessivo após a atividade física pode ser sinal de:

  1. Alta intensidade do treino

Se você pratica atividade física há algum tempo, sabe que o descanso é fundamental para que o seu organismo possa se recuperar, mas no desejo de conquistar os resultados de forma mais rápida, muitas pessoas acabam exagerando nos treinos e fazendo um esforço físico maior do que o suportado.

Essa questão, além de atrapalhar o desempenho no esporte, contribui para desequilíbrios no organismo que podem levar ao overtraining e, consequentemente, contribuir para que você sinta cansaço excessivo.

Por que você deve fazer um check-up cardiológico antes de iniciar uma atividade física?

  1. Deficiência de nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12, potássio e magnésio

A deficiência de determinados nutrientes, vitaminas e minerais atrapalha a atividade celular responsável por produzir energia e, por isso, pessoas com carências nutricionais costumam apresentar cansaço excessivo.

  1. Desidratação

O cansaço excessivo também é um sinal de que você está desidratado, visto que a falta de água no organismo também prejudica o funcionamento adequado do corpo.

  1. Doenças renais

Os rins são responsáveis por eliminar as impurezas do nosso organismo, auxiliar na produção de hemoglobina (molécula responsável pelo transporte de oxigênio), além de ter um papel fundamental no controle dos níveis de eletrólitos em nosso sangue (como potássio, sódio, cálcio e magnésio). 

Por isso, quando os seus rins não estão funcionando corretamente, pode ocorrer um desequilíbrio na quantidade de eletrólitos e no transporte de oxigênio, o que aumenta o cansaço e a fadiga muscular.

  1. Problemas pulmonares

O cansaço excessivo também pode ser sinal de doenças pulmonares. 

Isso acontece porque qualquer obstrução no pulmão pode dificultar as trocas gasosas, contribuindo para a fadiga.

  1. Doenças mitocondriais

As mitocôndrias são estruturas celulares que desempenham um papel fundamental no organismo, visto que são responsáveis pela produção de energia.

Desta forma, a deficiência ou a diminuição das atividades mitocondriais comprometem a produção de energia do corpo, predispondo ao cansaço e falta de ânimo.

  1. Diabetes

A sensação de cansaço constante também está ligada ao Diabetes, porque a doença atrapalha a quantidade de glicose que é enviada para as células, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia.

  1. Distúrbio metabólicos

Problemas de saúde ligados a questões metabólicas e hormonais também influenciam no trabalho das células do corpo e, por isso, podem contribuir para a sensação de fadiga. Um exemplo muito importante de distúrbio metabólico é o hipotireoidismo, situação em que a glândula tireoide produz menos hormônio do que o normal. 

  1. Problemas cardíacos

Outra causa para o cansaço excessivo é a insuficiência cardíaca, uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear o sangue em quantidade adequada para atender às necessidades metabólicas dos tecidos.

A doença pode ser crônica (com instalação lenta e progressiva) ou ter uma manifestação aguda, com necessidade de terapia urgente.

8 hábitos que prejudicam a saúde do coração.

O cansaço excessivo também pode estar associado à arritmia cardíaca, que se caracteriza pela alteração na geração ou condução do estímulo elétrico do coração, o que pode alterar o batimento cardíaco, fazendo com que o coração bata de maneira descompassada.

Clique aqui e conheça as causas, sintomas e fatores de risco da arritmia cardíaca.

Quando procurar um médico?

Se você chegou até aqui, já sabe que o cansaço pode ser tanto uma resposta natural do corpo à sua rotina, como um indicativo de algo mais grave com a sua saúde.

Por isso, se você está sentindo cansaço excessivo ou diferente do habitual é fundamental que você faça um check-up cardiológico para avaliar como está a saúde do seu coração. 

A procura por médico deve ser imediata se o cansaço é acompanhado de outros sinais e sintomas, como falta de ar, fadiga, intolerância ao exercício, dor abdominal e perda do apetite.

Dra. Ana Raquel Superbi Vidal
Cardiologia e Ecocardiografia
CRM-MG 54452 | RQE 53096

Dabei stammt dieser Mammutteil der Apps von bekannten darüber hinaus seriös arbeitenden Entwicklern. vulkan vegas Diese Hersteller sind dafür bekannt, die heißesten Spielautomaten und Tischspiele internet marketing Web zu produzieren. european roulette Viele Spieler machen einander durch schlechte Bewertungen verrückt und glauben, sie bekommen du Echtgeld nicht ausgezahlt. den link Von direkt hohen Investitionen zur Risikominimierung im Falle 1 großen Eruption fehlt hingegen jede Field. alle spiele