Descubra por que não é aconselhável iniciar uma atividade física sem um check-up cardiológico.
Praticar atividade física é fundamental para a sua saúde física e mental e para que você tenha qualidade de vida. Também não é segredo para ninguém que o hábito de se exercitar vai muito além de fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e o equilíbrio.
Se movimentar regularmente também ajuda a controlar o peso e a pressão arterial, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse, aumenta a disposição, previne doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes.
Mas, apesar dos benefícios da atividade física, antes de iniciar qualquer modalidade esportiva, você precisa consultar com um cardiologista para saber se você está apto a praticar a atividade escolhida.
Se você não tem o hábito de se exercitar e está pensando em se matricular na academia, no crossfit, no treinamento funcional ou em qualquer outra atividade, continue lendo esse artigo para descobrir por que não é aconselhável iniciar um esporte sem um check-up.
A importância do check-up cardiológico antes de iniciar atividades físicas
Se matricular na academia, contratar um personal trainer, decidir caminhar ou correr por conta própria é um dos primeiros passos para ter uma vida mais saudável e com mais bem-estar, mas iniciar qualquer atividade depois de um tempo parado ou de ter uma vida marcada pelo sedentarismo implica em riscos para a sua saúde.
Começar a se exercitar de maneira abrupta pode ocasionar problemas que variam desde dores musculares e nas articulações até problemas mais sérios, como infarto. Isso explica por que não é aconselhável iniciar uma atividade física sem antes fazer um check-up cardiológico.
Fazer o check-up garante que você vai se exercitar com segurança, integridade e dentro dos limites do seu corpo. Isso acontece porque, durante a consulta, o médico vai entender a sua condição física, avaliar como está a saúde do seu coração e detectar qualquer sinal ou problema que possa limitar a prática esportiva ou colocar a sua saúde em risco.
Em relação à saúde do seu coração e a importância do check-up cardiológico antes de iniciar uma atividade física, eu gostaria de ressaltar dois fatores.
O primeiro é sobre o funcionamento do coração durante a prática esportiva. O coração é muito exigido durante uma atividade física, pois o órgão vai precisar trabalhar mais para assegurar que os músculos, o cérebro, o pulmão e os demais órgãos recebam oxigênio em quantidade suficiente para funcionarem adequadamente.
O outro ponto que eu quero conversar com você é sobre as doenças cardiovasculares. Os problemas do coração são, na maioria das vezes, silenciosos. E, ao praticar uma atividade física em uma intensidade superior ao que o seu coração consegue suportar, você pode sofrer as consequências.
Esses dois fatores aumentam ainda mais a importância de fazer um check-up antes de iniciar uma atividade física, pois durante a consulta, o médico vai entender se há algum quadro de saúde que impede a realização de atividades físicas mais pesadas, bem como ajudar você a escolher a melhor atividade física que você pode praticar, qual é o esforço que o seu corpo aguenta e qual é a frequência ideal de treino.
Você quer deixar o sedentarismo de lado, mas ainda não sabe qual modalidade escolher? Veja a seguir algumas opções de modalidades esportivas que você pode gostar:
Clique aqui e descubra por que correr faz bem ao coração.
Descubra os benefícios da natação para a sua saúde.
Tire suas dúvidas sobre o check-up cardiológico antes de iniciar uma atividade física
- Eu não sou atleta, preciso fazer o check-up cardiológico mesmo assim?
Qualquer pessoa que vai iniciar uma modalidade esportiva, seja atleta profissional, amador ou “de final de semana”, precisa fazer o check-up antes de iniciar uma atividade física, pois a sua finalidade é preservar a sua saúde, garantindo que você está se exercitando sem nenhum risco e dentro da intensidade que o seu coração suporta.
- É preciso realizar algum exame?
Durante a consulta, o seu médico pode solicitar exames como ecocardiograma, eletrocardiograma e teste ergométrico para fazer uma avaliação mais completa da saúde do seu coração.
Os exames são necessários porque, em alguns casos, o paciente pode não apresentar nenhum sinal ou sintoma de doença cardiovascular, mas os exames podem detectar alguma anormalidade.
- Posso ser impedido de praticar alguma atividade física?
Dependendo da avaliação feita pelo seu cardiologista, você pode ser impedido de realizar determinadas atividades físicas de alta intensidade, mas isso não impede que o médico te oriente a optar por modalidades que possuem uma intensidade mais baixa ou até mesmo recomendar que você trate o problema para depois iniciar a atividade física que desejar.
- É preciso continuar o acompanhamento médico após começar a se exercitar?
Após iniciar a atividade física, o ideal é que você continue consultando com o seu médico regularmente, pelo menos uma vez por ano, para avaliar se está tudo bem com a sua saúde.
Lembrando que você deve procurar o médico imediatamente se sentir tontura, dor no peito, dificuldade para respirar, entre outros sinais ou sintomas expressivos ou diferentes do habitual, durante ou após a atividade física.
O que achou do conteúdo?
Não esqueça de compartilhar esse artigo com o seu amigo que está querendo deixar o sedentarismo de lado.
Dra. Ana Raquel Superbi Vidal
Cardiologia e Ecocardiografia
CRM-MG 54452 | RQE 53096