fbpx
problemas-no-coração-e-inverno

Inverno pode aumentar os riscos de problemas no coração

Saiba como as baixas temperaturas podem aumentar os riscos de você desenvolver problemas no coração.

Infecções respiratórias, gripe, asma, bronquite, rinite alérgica e sinusite. Basta as temperaturas caírem para percebermos a preocupação das pessoas em cuidar da saúde para prevenir doenças respiratórias.

Entretanto, muitas pessoas não sabem ou acabam esquecendo que o inverno também pode aumentar os riscos de problemas no coração.

Continue lendo esse artigo para entender como o inverno e os hábitos que adotamos na estação mais fria do ano podem prejudicar a saúde do coração. 

Por que as baixas temperaturas influenciam nos problemas no coração?

Vinho, chocolate quente, um filme debaixo do cobertor… Você também acha o inverno a melhor estação do ano?

Quando as temperaturas caem, nós costumamos deixar a academia e os exercícios físicos de lado, além de priorizarmos alimentos mais gordurosos e calóricos, visto que eles nos proporcionam uma sensação de bem-estar e aquecimento corporal.

Porém, este “modo inverno” não é nada saudável para o corpo e para o coração.

Nos dias mais frios, o nosso corpo faz de tudo para manter a temperatura corporal adequada (em torno de 37°C). Quando começamos a sentir frio, o organismo estimula a produção de uma substâncias chamadas catecolaminas, que aceleram o metabolismo para proteger os órgãos internos e evitar a perda de calor.

Esse mecanismo para manter a temperatura do corpo acaba causando o estreitamento dos vasos sanguíneos (incluindo as artérias coronárias) e, consequentemente, fazendo com que o coração trabalhe mais e faça mais força para bombear o sangue.

O problema é que essa vasoconstrição pode resultar em aumento da pressão arterial, bem como na redução do fluxo sanguíneo e da oxigenação do músculo cardíaco.

Durante o inverno, também podemos perceber um aumento na probabilidade de formação de coágulos sanguíneos dentro dos vasos, além do desprendimento de placas de gordura, que podem bloquear o fluxo do sangue para o coração e para o cérebro.

O resultado dessa combinação de queda na temperatura, mudanças de hábitos e coração precisando trabalhar mais para manter a temperatura do corpo estável é, de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, um aumento em cerca de 30% no risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Problemas no coração: saiba quais são os mais comuns e como preveni-las.

Ainda segundo a American Heart Association, a cada 10°C de queda na temperatura há um aumento de 7% no índice de infartos, especialmente quando os termômetros atingem marcas inferiores a 14ºC.

Fique de olho na sua pressão durante o inverno

Outra vilã da saúde do coração no inverno é a hipertensão. Você sabe por quê?

Como eu mencionei anteriormente, as quedas na temperatura podem levar a um aumento da pressão arterial em decorrência da vasoconstrição.

Além disso, durante a estação mais fria do ano, as pessoas acabam ingerindo alimentos mais calóricos e em maior quantidade, sem falar que as atividades físicas são deixadas de lado. O sedentarismo e a alimentação inadequada são também capazes de elevar os níveis pressóricos.

E o maior problema da elevação da pressão arterial é que este é um fator de risco para outros problemas no coração.

Conheça 10 sinais e sintomas de problemas no coração.

Poluição também pode agravar os problemas no coração

Além do frio, outra característica do inverno é o ar seco, condição que eleva a concentração de poluentes no ar.

A alta concentração de poluentes prejudica o sistema imunológico. Como consequência, as vias respiratórias ficam suscetíveis a reações inflamatórias que podem levar a uma sobrecarga no sistema cardiovascular. 

Além disso, a poluição pode causar distúrbios na coagulação do sangue e ocorrência de tromboses, bem como o desenvolvimento de arritmias cardíacas e aterosclerose.

6 cuidados para prevenir problemas no coração no inverno

No inverno, todo cuidado é pouco. Assim, para proteger o seu coração você deve:

  • Continuar praticando exercícios físicos regularmente;
  • Manter-se hidratado;
  • Se vacinar contra a gripe;
  • Usar luvas, toucas e outros acessórios para aquecer o corpo, sobretudo quando a temperatura for inferior a 15°C;
  • Evitar alimentos muito gordurosos;
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C.

Clique aqui e conheça 12 alimentos que fazem bem para o coração.

É fundamental que portadores de doença cardíaca também mantenham uma rotina de atividade física, alimentação saudável (evitando principalmente o consumo excessivo de sal e gorduras) e as consultas de rotina com o cardiologista mesmo durante o inverno.

Ainda é importante reforçar que idosos, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes, sedentários e pessoas que possuem fatores de risco para problemas no coração precisam redobrar os cuidados no inverno. Até quem não pertence a esses grupos deve evitar a exposição ao frio intenso.

Dra. Ana Raquel Superbi Vidal
Cardiologia e Ecocardiografia
CRM-MG 54452 | RQE 53096

Dabei stammt dieser Mammutteil der Apps von bekannten darüber hinaus seriös arbeitenden Entwicklern. vulkan vegas Diese Hersteller sind dafür bekannt, die heißesten Spielautomaten und Tischspiele internet marketing Web zu produzieren. european roulette Viele Spieler machen einander durch schlechte Bewertungen verrückt und glauben, sie bekommen du Echtgeld nicht ausgezahlt. den link Von direkt hohen Investitionen zur Risikominimierung im Falle 1 großen Eruption fehlt hingegen jede Field. alle spiele