fbpx

Menopausa aumenta riscos de doenças cardiovasculares

Após os 50 anos, período em que as mulheres costumam entrar na menopausa, o risco de doenças cardiovasculares aumenta consideravelmente. 

Para você ter uma noção, dados do Ministério da Saúde mostram que as doenças cardiovasculares já são a principal causa de morte entre as mulheres, superando, inclusive, a mortalidade associada ao câncer de útero, ovário e mama.

Além disso, informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde apontam que um terço de todas as mortes femininas em todo o mundo são decorrentes de problemas cardiovasculares.

Embora as mulheres já tenham consciência sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças ginecológicas e de câncer de mama, muitas ainda negligenciam os cuidados com a saúde do coração.

Continue lendo esse conteúdo para entender qual a relação entre a menopausa e as doenças cardiovasculares, quais fatores podem aumentar as chances de você, mulher, ter um problema cardíaco e o que você deve fazer para cuidar da sua saúde.

Vamos lá?!

Por que a menopausa aumenta as chances de doenças cardiovasculares?

Com a chegada da menopausa, o organismo de uma mulher passa por diversas modificações hormonais, circulatórias e sanguíneas que podem impactar diretamente no funcionamento do coração.

Isso acontece porque, quando uma mulher entra no período de climatério, há uma diminuição considerável do hormônio estrogênio, um dos “melhores amigos” do coração.

Essa substância facilita o fluxo sanguíneo por ter função vasodilatadora e por evitar o acúmulo de colesterol ruim nos vasos sanguíneos. Desta forma, os baixos níveis de estrogênio no organismo, deixam a mulher mais vulnerável aos problemas cardíacos.

Lembrando que outros fatores, quando combinados à menopausa e à redução das taxas de estrogênio, aumentam ainda mais as chances de uma mulher desenvolver algum tipo de doença cardiovascular. 

Fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres

Além das alterações hormonais provocadas pela menopausa, o estilo de vida e os hábitos da mulher influenciam diretamente no surgimento de doenças cardiovasculares.

Isso significa que mulheres sedentárias, que mantêm uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados e gordurosos, que estão acima do peso, que possuem diabetes em níveis descontrolados, que estão sempre estressadas e que têm o hábito de fumar, apresentam maiores chances de ter alguma doença cardiovascular.

Clique aqui e descubra por que o cigarro é um inimigo do seu coração.

Aquelas que possuem histórico familiar de doença cardíaca, que já tiveram doenças autoimunes ou que fazem uso de anticoncepcionais também precisam redobrar os cuidados com a saúde do coração.

Cigarro e anticoncepcional: uma combinação perigosa

Mulheres que são fumantes e que fazem uso de anticoncepcionais precisam ter cuidados ainda maiores com o coração, sabia?

Essa combinação aumenta ainda mais os riscos de doenças cardiovasculares, visto que a pílula altera a produção hormonal, enquanto o cigarro predispõe a reações inflamatórias e eventos trombóticos. 

Quais são as doenças cardiovasculares mais comuns em mulheres após a menopausa?

O acidente vascular cerebral e o infarto são as doenças cardiovasculares mais comuns em mulheres com mais de 50 anos.

A doença arterial coronariana decorrente do acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos  aumenta significativamente em mulheres que estão na menopausa, segundo a I Diretriz Brasileira sobre Prevenção de Doenças Cardiovasculares em Mulheres Climatéricas e a Influência da Terapia de Reposição Hormonal.

As informações do documento indicam que o índice de mulheres com a doença arterial coronariana pode ser até 3 vezes maior do que em mulheres que ainda menstruam regularmente. Em média, 1 a cada 9 pessoas do sexo feminino entre 45 e 64 são acometidas pela doença coronariana. Após os 65 anos, a proporção passa de 1 a cada 3 mulheres.

Além disso, a menopausa precoce pode estar associada ao aumento da doença coronariana.

  • Você pode gostar de ler:

10 sinais e sintomas de doenças cardiovasculares

Dor no peito: quando procurar ajuda médica?

8 hábitos que prejudicam a saúde do coração

8 dicas para prevenir problemas do coração na menopausa

Para prevenir os riscos de você desenvolver alguma doença cardiovascular após a menopausa, você deve:

  1. Praticar atividades físicas regularmente;
  2. Manter uma alimentação saudável, equilibrada, colorida e rica em frutas, verduras e legumes;
  3. Fazer atividades prazerosas para aliviar a mente e reduzir o estresse;
  4. Cessar o hábito de fumar;
  5. Manter o peso ideal;
  6. Manter níveis adequados de colesterol;
  7. Manter a diabetes controlada;
  8. Fazer um check-up cardiológico regularmente.

Clique aqui e conheça alguns sinais de que está na hora de ir ao cardiologista.

O que achou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar o artigo com as suas amigas.

Dra. Ana Raquel Superbi Vidal
Cardiologia e Ecocardiografia
CRM-MG 54452 | RQE 53096

Dabei stammt dieser Mammutteil der Apps von bekannten darüber hinaus seriös arbeitenden Entwicklern. vulkan vegas Diese Hersteller sind dafür bekannt, die heißesten Spielautomaten und Tischspiele internet marketing Web zu produzieren. european roulette Viele Spieler machen einander durch schlechte Bewertungen verrückt und glauben, sie bekommen du Echtgeld nicht ausgezahlt. den link Von direkt hohen Investitionen zur Risikominimierung im Falle 1 großen Eruption fehlt hingegen jede Field. alle spiele