fbpx
doenças-no-coração

Doenças do coração: saiba quais são as mais comuns e como preveni-las

Como está a saúde do seu coração? Cuidar da saúde cardíaca é cuidar ao mesmo tempo dos demais órgãos, uma vez que o coração é o responsável por bombear o sangue para todo o corpo.

Muitos indivíduos negligenciam esses cuidados e por esse motivo as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. O que muitos não sabem é que cerca de 80% dos fatores que dão origem às doenças do coração podem ser modificados se forem diagnosticados precocemente.

Continue lendo esse artigo para conhecer as causas, sinais, sintomas e os tratamentos das principais doenças do coração.

5 principais doenças do coração

1.   Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa e perigosa.

A doença, que pode atingir pessoas de todas as idades, está associada à força que o sangue faz nas paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo, o que pode influenciar no funcionamento do coração.

É considerado hipertenso o indivíduo que apresenta a pressão arterial persistentemente superior a 140 x 90mmHg.

Fatores de risco

Vários fatores podem aumentar os níveis da pressão arterial, tais como sedentarismo, sobrepeso, obesidade, consumo excessivo de sódio e álcool, tabagismo, idade avançada e histórico familiar.

Sintomas

Na maior parte do tempo, o indivíduo hipertenso é assintomático e é aí que mora o perigo! Muitos casos de hipertensão só são diagnosticados quando a doença já causou lesões em alguns órgãos como o próprio coração, rins, olhos, dentre outros.

Nos casos de aumento abrupto ou acentuado da pressão arterial, a pessoa pode apresentar sintomas como dor no peito ou na cabeça, tontura, visão embaçada e fraqueza.  

Tratamento

O tratamento da hipertensão envolve medidas não-farmacológicas, como redução do consumo de sal e de bebida alcoólica, mudanças na dieta, prática de atividade física regular, cessação do tabagismo e controle do peso e do estresse. Em alguns casos, é necessário associar o uso crônico de medicamentos.

Caso ocorra elevação dos seus níveis pressóricos, procure um especialista para melhor avaliação do seu quadro.

2.   Aterosclerose

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo.

Ela se caracteriza pelo enrijecimento e estreitamento das artérias com o passar dos anos, podendo restringir de forma significativa o fluxo sanguíneo na região.

Fatores de risco

Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, obesidade e história familiar.  

Sinais e Sintomas

A aterosclerose pode ter evolução silenciosa e ser diagnosticada apenas durante a realização de exames de rotina ou quando uma artéria é obstruída completamente e o paciente precisa ser atendido de imediato, como no caso de um infarto.

Em sua forma sintomática, costuma cursar com uma dor torácica chamada angina estável, que é do tipo pressão, aperto ou peso no peito. A dor pode ter irradiação para a mandíbula, braços e dorso, e pode ser acompanhada por falta de ar, suor excessivo, náuseas ou perda da consciência. Costuma ter duração inferior a 10 minutos e ter início após esforço físico ou estresse emocional.   

Tratamento

O melhor tratamento da aterosclerose é a prevenção, instituindo-se estilo de vida saudável e tratamento dos fatores de risco. Uma vez estabelecida, o tratamento da aterosclerose de forma geral se resume a restabelecer o fluxo sanguíneo na região afetada, sendo normalmente necessários tratamento medicamentoso, procedimentos invasivos (como angioplastia do vaso afetado) e/ou cirurgias de revascularização.

3.   Infarto

O infarto é, sem dúvida, a doença cardíaca que mais nos amedronta. Na maior parte das vezes, é causado pela ruptura ou erosão de uma placa de gordura presente na parede de uma artéria coronária, seguida pela formação de um trombo no local e obstrução parcial ou total do vaso sanguíneo. 

Fatores de risco

Os fatores de risco na maioria dos casos são os mesmos da aterosclerose, citados previamente.

Sinais e Sintomas

O sintoma mais comum do infarto é angina, porém neste caso ela costuma ter duração superior a 10 minutos e pode ter início após esforço físico ou estresse emocional, mas também em repouso.

 Saiba quando se preocupar com a dor no peito (inserir link do artigo)

Tratamento

O infarto é uma das doenças cardíacas de maior morbimortalidade. Por isso, ao apresentar sintomas como os acima citados, procure imediatamente ajuda médica para que possa ser feita a desobstrução da artéria coronária e o restabelecimento do fluxo sanguíneo. 

4.   Arritmias cardíacas

Arritmias cardíacas são doenças que se caracterizam pela alteração no batimento cardíaco. O coração pode bater de forma descompassada, de forma muita lenta ou muito rápida, comprometendo a chegada adequada de oxigênio às células do músculo cardíaco. 

Fatores de risco

Os principais fatores que levam ao desenvolvimento de uma arritmia são o envelhecimento, distúrbios eletrolíticos (alterações nos níveis sanguíneos de potássio, cálcio, magnésio), doenças cardíacas estruturais (como uma sequela de infarto, por exemplo), consumo exagerado de álcool, doenças da tireoide, predisposição genética e uso de alguns tipos de medicamentos.

Sinais e Sintomas

As arritmias podem cursam com palpitações, falta de ar, dor no peito, mal-estar, fadiga, suor frio, palidez e tontura. Em casos mais graves, a pessoa pode apresentar perda da consciência e até morte súbita.

Tratamento

Existem diversos tipos de arritmias e o tratamento adequado será instituído após avaliação criteriosa por um cardiologista.

5.   Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear o sangue de forma a atender às necessidades metabólicas dos tecidos. A doença pode ser crônica (com instalação lenta e progressiva) ou ter uma manifestação aguda, com necessidade de terapia urgente.

Fatores de risco

Os fatores de risco da insuficiência cardíaca incluem pressão alta, diabetes, doença arterial coronariana, doença de Chagas, gravidez, doenças de origem genética, infecções, anemia, doenças da tireoide, dentre outros.

Sinais e Sintomas

Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são falta de ar, fadiga, intolerância ao exercício e à posição deitada, dor abdominal e perda do apetite.

Pode haver inchaço nas pernas e na barriga, ganho ou perda de peso, maior necessidade de urinar no período noturno, tosse noturna, coração acelerado e pés e mãos frios.

Tratamento

O tratamento adequado será implementado após identificação do tipo e gravidade da insuficiência cardíaca, com base na avaliação clínica e em exames complementares. As orientações ao paciente e a condução do tratamento por um cardiologista são fundamentais nesses casos.

Hábitos que te ajudam a prevenir doenças do coração

Você deve ter observado que muitos fatores de risco das doenças do coração estão associados ao nosso estilo de vida. Desse modo, ao mudar hábitos diários, você pode fortalecer o seu coração e reduzir as chances de ter problemas cardíacos.

Para cuidar do seu coração você deve:

Clique aqui e conheça 12 alimentos que fazem bem ao coração.

O que você achou deste artigo? Não deixe de compartilhá-lo com um amigo para que ele também possa ter conhecimentos das principais doenças do coração.

E se você se identificou com algum dos sinais e sintomas mencionados, não deixe de agendar sua consulta.

Dra. Ana Raquel Superbi Vidal
Cardiologia e Ecocardiografia
CRM-MG 54452 | RQE 53096

Dabei stammt dieser Mammutteil der Apps von bekannten darüber hinaus seriös arbeitenden Entwicklern. vulkan vegas Diese Hersteller sind dafür bekannt, die heißesten Spielautomaten und Tischspiele internet marketing Web zu produzieren. european roulette Viele Spieler machen einander durch schlechte Bewertungen verrückt und glauben, sie bekommen du Echtgeld nicht ausgezahlt. den link Von direkt hohen Investitionen zur Risikominimierung im Falle 1 großen Eruption fehlt hingegen jede Field. alle spiele